GUIA PRAIA DO CANTO ED 42 MARÇO 2022


TRATANDO A OBESIDADE

A obesidade é um dos maiores problemas de saúde da atualidade, cerca de 96 milhões de brasileiros são considerados obesos, de acordo com os dados da pesquisa do IBGE.

De acordo com alguns estudos e pesquisas 26,8% da população brasileira é obesa e mais da metade da população está com excesso de peso, segundo Ministério da Saúde, esse panorama é preocupante e é uma questão de saúde pública.
A doença considerada crônica atinge todas as classes socais, tem etiologia hereditária e constitui um estado de má nutrição em decorrência de um distúrbio no balanceamento dos nutrientes, induzido por outros fatores e pelo excesso de comida ingerida. A obesidade é uma doença progressiva e fatal, já que é responsável pelo desenvolvimento de doenças secundárias. A genética evidencia que existe uma tendência familiar muito forte relacionada a obesidade, pois filhos de pais obesos tem 80% a 90% de probabilidade de serem obesos.
Quando o paciente já tentou todas as opções de tratamentos da dieta a terapia medicamentosa e o resultado são frustrados e a necessidade de perder peso é urgente, buscar ajuda para diminuir ou acabar de vez com esse transtorno é fundamental. Atualmente o balão intragástrico e a gastroplastia tem sido indicados como tratamentos eficazes para emagrecer. 
O balão intragástrico é um tratamento menos invasivo já que o procedimento é realizado por via endoscópica e não há incisões, não é necessário internação hospitalar e todo o procedimento em si leva em torno de trinta minutos e sua indicação é para os pacientes que possuem IMC acima de 27.
Já a gastroplastia ou cirurgia bariátrica está indicada segundo a  Organização Mundial de Saúde (OMS) para pacientes com IMC acima de 35 que possuem comorbidades, como: Apneia do sono, hipertensão, diabetes, problemas articulares, ou para pacientes IMC 40 que não tenham obtido sucesso na perda de peso após dois anos de tratamento clinico.
‘‘A expectativa de perda de peso com o balão intragástrico é de 10% a 30% comparada à gastroplastia que é de 25% a 35% do peso inicial’’, afirma Dr Felipe Mustafa.

VOLTAR

QUER PARTICIPAR DE NOSSAS PUBLICAÇÕES?

CLIQUE AQUI!

27999818412

ENTRAREMOS EM CONTATO E ENVIAREMOS UMA PROPOSTA

insta
face
icon
Copyright © 2021 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A GUIA GRANDE VITÓRIA