Doença renal nos cães
À medida que o bichinho vai envelhecendo, os rins não funcionam tão bem como antes. Às vezes, isso não chega a trazer maiores complicações. Mas é preciso ficar atento, hoje uma das maiores causas de óbitos em cães e a insuficiência e falência renal. Esperar que o animal apresente sinais que cursam com doença renal pode ser tarde comprometendo assim o sucesso do tratamento.
É essencial que você leve o seu animal pelo menos uma vez por ano ao veterinário, de preferência um especializa-do em nefrologia e urologia, para fazer exames preventivos capazes de apontar qualquer indício de patologias nesse órgão. Neste caso, não será investigado somente a função renal mas uma avaliação completa pois muitas doenças de outros sistemas podem estar associado a doença renal.
No início, o comportamento inade-quado dos rins poderá ter tratamento seja por dietas especificas controle de pressão ou antibióticos, quando há agentes infecciosos por trás isso e pesquisando a causa e tratando precoce-mente podemos evitar que esse processo se torne permanente. Se nada for feito, no entanto, os estragos avançam a ponto de não haver volta. Aí, o máximo que você poderá fazer para ajudar o seu bichinho será controlar seus hábitos para garantir uma sobrevida maior e melhorar a qualidade do tempo que resta.
Os primeiros sinais da doença:
Aumento na freqüência e volume de urina, urina com coloração mais clara que de costume, inicialmente, aumento na ingestão de água, animal ficar mais quieto que de costume, falta de apetite.