O frio se aproxima, como se proteger das doenças dessa época?
Temperaturas mais baixas são muito atrativas, onde usamos roupas mais “charmosas” como um sobretudo, cachecol, touca, botas entre outros, mas sempre tem o “mas”, ou seja, se não nos cuidarmos das armadilhas desse período, podemos passar por dias bem difíceis com doenças alérgicas ou infecciosa, e começamos a ouvir com mais frequência as palavras “sinusite, bronquite, asma, resfriado, pneumonia, rinite e gripe”.
A prevenção sempre foi o melhor remédio quando podemos evitar que algo de pior possa nos acometer. Nesta época do ano, os ambientes ficam mais fechados e menos arejados, com o frio, o piso e as paredes tendem a ficar mais úmidos proliferando fungos, ácaros e poeira que comprometem as vias aéreas e os pulmões.
Dicas simples a serem seguidas podem contribuir e muito a passar por esse período sem surpresas e aproveitar cada dia de frio com muito prazer e conforto.
Hidratação – Beber muito líquido como água e sucos naturais ajuda o sistema imunológico, permitindo ao seu organismo mais força no combate as adversidades decorrentes deste período.
Vacinas – É muito importante que as vacinas estejam em dia, procure um posto médico próximo de sua residência e tome a sua, não deixe pra cima da hora ou quando estiver com algum problema.
Aglomeração – Sempre que puder, evite locais cheios e fechados, neste ambiente, a proliferação de doenças respiratórias é muito grande (Covid-19, não estamos livre dela), se tiverem que ir, podem usar uma máscara caso estejam inseguros e lavem bem as mãos.
Lavar roupas, cobertores e acessório de frio – Por mais que estejam guardados e limpos em seus armários, o ideal é que antes de usa-los é lava-los para que tirem todos os fungos e mofos, apenas tirar dos armários e deixar pegando um “ar” pode não resolver, e em pessoas muito sensíveis pode desencadear um problema respiratório.
Pessoas transmissoras e receptoras - Indivíduos que por motivo de trabalho, tendem a ficar ou passar muitas horas em ambientes fechados como ônibus, clínicas, hospitais, shoppings entre outros, tem que ter os cuidados redobrados, pois podem ser responsáveis em levar doenças para outras pessoas como crianças e idosos que neste períodos são uns dos mais afetados.
Limpeza dos ambientes – Manter o ambiente limpo ajuda a combater a proliferação de agentes que causam os problemas respiratórios. Sempre que o clima permitir, deixem os ambientes arejados abrindo portas e janelas, a renovação do ar dentro de casa é uma boa estratégia. Limpar o filtro do ar condicionado e as pás dos ventiladores é outra maneira de reduzir o acumulo de poeira e ácaro.
Em suma, pensando com antecedência e se organizando para dias mais frios, tanto em casa quanto viajando, o risco de haver algum imprevisto é reduzido, e nada melhor do que curtir um chocolate quente ou um bom caldo verde para aquecer.