Dr Humberto Pinto
A estética dos seios envolve muito mais que o implante de prótese de silicone. Apesar de haver uma grande pelos implantes de silicone em busca de seios fartos e curvas sensuais, as cirurgias plásticas das mamas, também chamadas de mamoplastia, compreendem também a cirurgia redutora e a de levantamento das mamas.
MAMOPLASTIA REDUTORA
Muitas mulheres possuem mamas volumosas, o que pode gerar desconforto, dores lombares, além do grande incomodo estético. A cirurgia mamária redutora proporciona seios menores, mais simétricos e pode diminuir a largura das aréolas. Além disso, as dores nas costas e no pescoço associada ao tamanho dos seios, frequentemente desaparecem, bem como a irritação de pele nos seios. Nesses casos, além de diminuir o volume das mamas, corrige-se a flacidez geralmente presente, resultando em seios bonitos e firmes.
LEVANTAMENTO DAS MAMAS
As mamas após a puberdade são rígidas devido à quantidade de glândula. Com o passar do tempo há uma diminuição da quantidade de glândula, aumento da gordura e tendência à queda. A mamoplastia de levantamento tem como objetivo reverter este quadro, suspendendo a mama e retirando o excesso de pele e tecido mamário existente.
MAMOPLASTIA DE AUMENTO
A mamoplastia de aumento é indicada para as pacientes com mamas pequenas ou que após amamentação ou perda de peso tiveram grande redução do volume mamário. É realizada através da colocação de próteses visando uma harmonia entre a forma e o volume das mamas.
Existem vários tipos de próteses, porém o tipo e o tamanho devem ser discutidos com o cirurgião, para que o resultado final seja o mais harmônico possível.
Atualmente já existem estudos suficientes comprovando que não há nenhuma relação entre colocação de prótese e aumento de probabilidade de câncer de mama. E a amamentação também não é prejudicada com a colocação das próteses.
Como toda cirurgia plastica estética, os resultados proporcionados pela cirurgia de mamas, seja redutora ou de implantes de próteses são realmente compensadores para a paciente, desde que as expectativas sejam realistas.
Ao decidir fazer uma mamoplastia, é muito importante consultar um cirurgião plástico experiente e expor suas expectativas. A estabilidade emocional é um fator importante. As cirurgias das mamas podem renovar a autoconfiança e melhorar a aparência, mas o resto depende da própria paciente.