GUIA PRAIA DO CANTO ED 40 NOVEMBRO 2021

.

. .

A associação entre a obesidade, que acomete aproximadamente 1/3 da população adulta e apresenta uma tendência crescente mundial, e os distúrbios do sono tem sido amplamente estudadas. Sabe-se, por exemplo, que a Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS) é mais freqüente entre os obesos, e um dos motivos é o estreitamento mais acentuado da via aérea
Se o indivíduo acima do peso tiver algum distúrbio do sono, como a Apnéia, além de ter um sono fragmentado e de qualidade ruim, ele pode ter sonolência excessiva durante o dia. Deste modo, seu metabolismo prejudicado dificultará a perda de peso e a sua indisposição e sonolência dificultarão a prática de atividade física regular, diminuindo o gasto energético. Daí a importância de tratar simultaneamente as duas patologias. Os pacientes obesos que suspeitam que possuem algum distúrbio do sono devem procuram um médico especialista para uma avaliação e tratamento específico.
Por outro lado, diversas evidências e estudos realizados em diferentes regiões geográficas confirmam a associação entre a diminuição de horas de sono com ganho de peso e aumento do risco de obesidade. E vale lembrar que não importa apenas o número de horas dormidas, mas também a qualidade deste sono
.A redução do tempo de dormir resulta em alterações metabólicas e endócrinas, desequilíbrio dos hormônios e consequente aumento do apetite. Estudos demonstraram que o hormônio que promove a fome está aumentado após a restrição de horas dormidas, enquanto que o hormônio que contribuipara a percepção da saciedade, está diminuído.
Dormir bem é um processo restaurativo do cérebro, importante para a saúde física e mental. A diminuição da duração e da qualidade do sono são bastante comuns na nossa sociedade e levanta preocupações sobre impacto negativo dos distúrbios do sono na saúde em geral.
INSÔNIA: Muita gente acha que insônia é só ter dificuldade de pegar no sono. Contudo, dormir pouco ou acordar muitas vezes durante a noite também são características desse distúrbio.             
APNÉIA: São paradas respiratórias momentâneas, provocadas pela obstrução da traquéia. A doença afeta muitos brasileiros e costuma ser acompanhada de ronco. Se não for tratada, leva e agrava doenças cardiovasculares e hipertensão.
PERNAS INQUIETAS: Quem sofre da síndrome das pernas inquietas costuma involuntariamente dar chutes, flexionar os joelhos ou esticar a tíbia e os dedos dos pés enquanto dorme. 
SONAMBULISMO: Comum na infância, esse distúrbio afeta também indivíduos adultos. A pessoa se levanta e começa a fazer atividades corriqueiras, como alimentar-se, abrir a porta ou ligar o carro. Embora esteja de olhos abertos, continua dormindo.

VOLTAR

QUER PARTICIPAR DE NOSSAS PUBLICAÇÕES?

CLIQUE AQUI!

27999818412

ENTRAREMOS EM CONTATO E ENVIAREMOS UMA PROPOSTA

insta
face
icon
Copyright © 2021 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A GUIA GRANDE VITÓRIA