As instituições sociais são responsáveis por promover a interação entre os cidadãos em torno de uma formação social.
Para o sociólogo Émile Durkheim, existem duas formas de socialização que as diferenciam: a socialização primária, realizada pela família, e a secundária, que induz o indivíduo ao contato com outras pessoas fora do ambiente familiar, realizada, principalmente, pela escola. Uma pesquisa chamada “Infraestrutura Escolar e Aprendizagens da Educação Básica Latino-Americana”, realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), revelou que o desempenho dos alunos que estudam em escolas com boa infraestrutura está acima dos que não possuem um ambiente adequado. Em Vitória, a Upuerê Educação Infantil valoriza o aprendizado com apoio de estrutura que proporciona melhorias.
Para a psicóloga especialista em crianças e educadora parental Talita Espíndula, é essencial que os responsáveis avaliem o ambiente escolar ao qual seus filhos são expostos, uma vez que é nesse ambiente que os pequenos irão aprender como interagir em sociedade. “É indispensável que os familiares estejam envolvidos na educação das crianças, participando dos eventos escolares, conversando com elas diariamente sobre a rotina. A escola é o principal meio de socialização das crianças, desde a pré-escola até a faculdade. É nesse espaço que ela vai passar a maior parte do tempo, fazer amigos, conhecer pessoas e aprender coisas novas, que vão muito além dos conteúdos didáticos”, ressalta a profissional da Upuerê Educação Infantil.
O papel da escola
De acordo com um artigo publicado pela Faculdade de São Luís de França, os primeiros anos de vida são decisivos para a gênese de personalidade. Nesse período, são delineadas as principais características psíquicas, a partir da relação do pequeno com os pais, pessoas próximas, escola e meio ambiente variado conforme sua tradição moral e religiosa do meio em que vive. Desse modo, cada criança deve ser trabalhada individualmente, respeitando suas particularidades. O papel da escola e do educador é influenciar a formação e organização da conduta moral da criança para a construção de valores sociais e culturais, dos quais elas necessitam.
Estrutura escolar aliada no aprendizado
Os ambientes de aprendizagem das crianças na escola contribuem para um maior desenvolvimento cognitivo. “Acreditamos que o ensino de qualidade é uma construção diária, por meio de professores, funcionários e outros recursos transformadores. Portanto, o aprendizado também depende de uma estrutura que possa acolher bem e dar todo o suporte necessário para que as crianças absorvam o conteúdo. Além disso, nossa preocupação é que eles tenham espaço aberto para que aprendam por meio de experiências”, explica Aparecida Epichin, diretora pedagógica da Upuerê.