Quais as vantagens da Prótese tipo protocolo?
A evolução está em todos os setores da nossa sociedade e na área da odontologia não é diferente. Nos últimos anos, métodos, estudos, tecnologias e material deram um salto de qualidade muito grande, e quem ganha com isso são as pessoas que procuram qualidade de vida.
Na edição passada falamos de forma ampla sobre a Prótese tipo protocolo e nessa continuaremos no mesmo tema, porém, vamos listar várias vantagens para as pessoas que optam em mudar de forma definitiva e positiva a sua boca.
Liberdade – Ao optar pela prótese tipo protocolo, o paciente de uma única vez, ficará livre de várias situações constrangedoras, já que ela é fixada no consultório e só o dentista consegue tira-la, desta forma, aquele receio de estar comendo, falando ou sorrindo e a dentadura deslocar-se, esquece, em situações normais é reduzida a zero essa possibilidade.
Dores e machucados nas gengivas – Quem tem dentaduras sabe os percalços que passam com elas, pois as mesmas ficam se deslocando na boca e causando pequenos machucados, impossibilitando de comer de forma correta e confortável. Por mais que usem adesivos para fixa-las, em determinado momento vai ocorrer um deslocamento, que gerará um desconforto. Já com a prótese tipo protocolo que é sustentada sobre o implante, não ocorrerá esse movimento, fazendo com que a pessoa tenha uma mastigação sem intercorrência ou sustos.
Para um indivíduo sem dentes em uma das partes, superior ou inferior, que coloca uma dentadura convencional, melhora em aproximadamente 25% a sua mastigação. Já quem opta pela prótese tipo protocolo essa porcentagem fica na casa dos 85%.
Limpeza – Havendo uma disciplina por parte da pessoa, seguindo com as escovações diárias, o uso de fio dental e escovas específicas para a limpeza dos espaços mais complexos que a normal não alcança, e é claro, consultas programadas com os dentistas, tudo ficará em ordem, sem espaços para surpresas desagradáveis.
Estética – O resultado final ficará a cargo do dentista que usará todo o seu conhecimento e profissionalismo para entregar um resultado mais natural possível, sabemos que cada paciente tem suas características, um com a gengiva mais retraída, outro com o sorriso gengival ou aqueles que estão dentro da média da população. Realizando todo o procedimento de forma correta, é imperceptível ver a junção da prótese com a gengiva.
Durabilidade – Esse tópico é muito subjetivo, pois envolve vários fatores que irão determinar o tempo de uso da prótese tipo protocolo. Em via de regra, a média fica próxima dos 10 anos. O paciente que tiver responsabilidade com o que come, forma de mastigação, higienização e consultas regulares ao dentista, com certeza ficará acima da média estipulada.
É sabido que todo o procedimento em que pacientes se dispõem a fazer, tem o lado da disciplina e responsabilidade para com o resultado, e as pessoas que procuram por estas mudanças significativas, são partes deste processo que é tão benéfico, ajudando inclusive na autoestima.