Papa Francisco aparece em público de cadeira de rodas e diz que fará infiltração no joelho para melhorar
Assunto tornou-se muito comentado nos últimos dias, e aproveitando a repercussão do caso, o Dr Marcelo Sarmeghi, Ortopedista especialista em joelho, irá explicar o que é e os benefícios da infiltração.
Aimagem do Papa Francisco em cadeira de rodas deixou as pessoas tentando entende o que havia acontecido. Em uma entrevista ao jornal italiano Il Corriere della Sera, o Papa relatou que tem artrose no joelho direito (doença articular, onde há degeneração ou desgaste de cartilagem), afetando diretamente o ligamento, ocasionado dores e dificuldade em caminhar e que faria infiltrações. Temos que frisar que este problema é relativamente comum em pessoas da terceira idade (lembrando que ele tem 85 anos).
Como funciona o procedimento de infiltração realizado pelo Pontífice.
A viscossuplementação visa repor o fluído das articulações com desgaste (artrose, condromalacia, artrite), para que diminua o impacto, o desgaste e por consequência a dor, quando não houve melhora com terapias conservadoras não medicamentosas (fisioterapia, perda de peso) ou analgésicos simples. Podemos dizer que seria como colocar um ‘‘lubrificante entre as estruturas ósseas e cartilaginosas das articulações’’, explica Dr Marcelo Sarmenghi.
Pacientes para os quais a cirurgia não é uma opção, jovens que praticam alguma atividade esportiva com frequencia ou para aqueles que gostariam de adiar a cirurgia também são beneficiados com a viscos-suplementação, contribuindo assim, na prevenção de futuros traumas nas articulações dos pacientes.
A infiltração do joelho para viscossuplementação é um procedimento rápido e simples, praticamente indolor, que pode ser feito no consultório médico, com anestesia local. Depois da aplicação o paciente pode andar normalmente.
A maioria dos pacientes relatam sentir um alívio importante da dor, melhor mobilidade, diminuição da crepitação, melhora da qualidade de vida e diminuição da ingestão de medicamentos analgésicos depois das aplicações.
É muito importante salientar que o tratamento será feito com base no quadro clinico de cada paciente e o procedimento só será realizado após os exames e análises feitos.
Vale ressaltar, que a prevenção ainda é o melhor remédio, por isso, fazer exercícios de fortalecimento muscular sem impacto direto nas articulações, evitar sobrepeso e pensar na saúde a longo prazo é o recomendado.