GINECOMASTIA
No último dia 15 de julho, comemoramos o Dia do Homem. Parabéns caro leitor!
Segundo dados mais recentes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) os homens correspondem a 48,2% da população brasileira e com o aumento da expectativa de vida nos últimos anos, esse grupo tem procurado um número maior profissionais para cirurgias plásticas e até mesmo procedimentos cosmiátricos como botox e preenchimentos.
Vaidade? Sim. E porque não?
Uma pesquisa recente, apontou as cirurgias plásticas mais realizadas por eles nos últimos anos:
1 - Ginecomastia 2 - Blefaroplastia
3 - Lipoaspiração 4 - Rinoplastia 5 - Otoplastia
A cirurgia mais realizada por homens segundo dados acima, foi a correção da ginecomastia, na qual, homens apresentam mamas mais salientes, não permitindo o uso de roupas mais justas, devido ao volume que produzem. Ela pode ser encontrada em até 65% dos homens adultos.
Ela é benigna e muitas vezes tem relação com a obesidade, alterações hormonais, (uso de anabolizantes) idade, uso de medicações como por exemplo risperidona, antidepressivos, maconha, finasterida... porém, é consenso que na maioria dos casos, ela não tenha uma causa definida.
A cirurgia depende da avaliação de um Cirurgião Plástico, na qual é preciso definir se trata se de uma ginecomastia verdadeira (aquela em que há aumento da glândula mamaria),uma pseudoginecomastia (relacionada a um aumento de gordura na região das mamas) ou até mesmo mista, naquela em que há aumento tanto da glândula quanto da quantidade de gordura.
Quando observamos esse aumento especifico da glândula mamaria, é preciso retirar uma parte dessa glândula, diminuindo o seu tamanho e permitindo a aparência de mamas menores, com definição do peitoral. Já nos pacientes em que observamos um aumento da gordura nessa região, a lipoaspiração deve ser realizada em associação ou não com a retirada do excesso de glândula mamaria. Em alguns casos, os excesso de pele também necessita ser retirado.
A recuperação leva em média 15 dias, porém, o afastamento de atividades mais vigorosas precisa ser uma pouco maior. Os resultados podem ser observados parcialmente já no primeiro mês e um acompanhamento pós operatório é necessário.
Foi um prazer dividir esse momento com você, caro leitor.
Minhas redes sociais estão abertas para que você tire qualquer dúvida com nossa equipe.
Estamos à disposição.Grande Abraço.