SEU CACHORRO LAMBE MUITO AS PATINHAS? CUIDADO PODE TER ALGO MAIS SÉRIO!
Constantemente vemos nossos pets lambendo várias partes do corpo, esse comportamento é natural e tem como objetivo a limpeza da pele e pelos, sendo uma forma de higiene, contudo lamber as patas por horas e mais horas e apesar de parecer normal pode em muitos casos indicar problemas de saúde. Por esse motivo, é muito importante analisar esse comportamento.
Diariamente chegam aos consultórios proprietários com a queixa principal que o animal não para de lamber as patas provocando até feridas, nesses casos avaliamos se isso ocorre por algum machucado ou inflamação, presença de parasitos como pulgas, carrapatos e bicho-de-pé e observamos ainda alguns que lambem por habito ou comportamentos compulsivos.Vamos listar algumas das causas mais comuns que podem levar seu amigo a lamber as patas:
Animais em que o proprietário tem o habito de passear, normalmente andam em calçadas ou asfalto e podem pelo atrito ou pelo calor causar irritações ou microferidas além das sujidades aderidos aos coxins e entre os dedos, então animais chegam em casa eles se lambem para se cuidar.
Outro fator que leva os animais a se lamber e a presença de parasitos nas patinhas, eles o fazem para tentar retirar seja o carrapato ou bicho-de-pé, mas a própria coceira que a picada causa faz com que eles tenham esse comportamento.
Alguns cães desenvolvem problemas de pele que torna a pele mais sujeita a processos inflamatórios e a pata constantemente está envolvida nesse processo ficando vermelha e irritada.
Distúrbios comportamentais são comumente postos como causas do animal ficar horas lambendo as patas, sim existem animais que por força do habito em situações que ele fica sozinho passam a lamber (igual a humanos roendo unha) Contudo em casos compulsivos graves como em animais que sofrem de ansiedade da separação o lamber excessivo causam feridas.
Como vimos o lamber patas não deve ser ignorado, observe e examine as patas e caso venham a estar feridas, vermelhas ou com o pelo “enferrujado” e recomendado procurar um veterinário para que ele possa investigar e sendo necessário tratar seu amigo.
VOLTAR