Angiologia e Cirurgia Vascular: atendimento de excelência
A cirurgia vascular é a especialidade médica que atua no tratamento cirúrgico de doenças que afetam o sistema circulatório do corpo humano, que é composto por vasos linfáticos, artérias e veias, e responsável pelo transporte do sangue e de outros nutrientes. Além de procedimentos cirúrgicos, o médico cirurgião vascular também faz o acompanhamento clínico de pacientes de doenças vasculares.
De forma mais completa, ela pode ser apresentada com o nome de angiologia e cirurgia vascular, já que o residente é treinado nesta área de atuação, apesar de a mesma existir como uma especialidade clínica com formação específica.
O cirurgião vascular Edmar Olympio, formado pela Emescam, com especialização em Cirurgia Geral no Hospital Santa Rita de Cássia, em Vitória, e em Cirurgia Vascular pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerias, já atua na área há 22 anos e explica um pouco sobre o que a área atende e quais os procedimentos ele realiza no Centro de Medicina Preventiva e Cirurgia Vascular do ES.
“Os atendimentos, exames e procedimentos de rotina que um cirurgião vascular pode realizar são diversos, como Ecocolor – Doppler Vascular, Escleroterapia, cirurgia de varizes, consulta em medicina preventiva vascular, entre outros. Um bom profissional deve ser capaz de avaliar seu paciente como um todo, tendo em mente que a doença vascular costuma estar ligada aos hábitos de vida do indivíduo”, afirma o médico.
CONHEÇA ALGUNS DOS EXAMES E PROCEDIMENTOS:
Ecocolor- Doppler vascular: a partir desse exame, é possível identificar se há alguma obstrução ou estreitamento de um vaso sanguíneo, seja veia ou artéria, causando a diminuição ou a parada total da circulação que, por sua vez, podem levar a uma trombose ou à falta de irrigação a um membro ou determinado órgão do corpo humano.
Escleroterapia: é o nome dado à aplicação de varizes. É possível secar desde vasos pequenos até vasos de maior calibre, dependendo da substância utilizada. A escleroterapia líquida ou convencional, que é a mais utilizada, é destinada ao tratamento de veias nutridoras de vasinhos e dos próprios vasinhos vermelhos. A escleroterapia com espuma é um método onde é misturado líquido e gás, e destina-se ao tratamento tanto de veias nutridoras quanto de vasinhos, assim como varizes mais calibrosas e das safenas. Importante destacar que a espuma deve ser usada com muita cautela, principalmente em casos estéticos. A crioescleroterapia é o método onde se congela a glicose a uma temperatura negativa de - 40°C e a injeta em veias nutridoras e vasinhos. O propósito é de secar o vaso por meio da ação química da glicose junto ao frio, além de gerar menos hematomas.
Realidade aumentada ou GPS vascular: é utilizada para demarcação dos vasos superficiais da pele (até 12 mm de profundidade). Serve para demarcar as varizes no pré-operatório imediato e orienta nas escleroterapias de varizes.
Cirurgia de varizes: é o ato que consiste na remoção do vaso doente, seja em centro cirúrgico (casos mais extensos) ou ambulatorial (em casos menores). Pode-se ainda incrementar e potencializar a cirurgia com a escleroterapia intraoperatória, numa prática que apresenta resultados excelentes.
Termografia infravermelha digital: é um exame realizado com uma câmera termográfica, que consiste na captação da radiação infravermelha emitida pelo corpo humano em casos de dores e em cirurgia vascular, que permite localizar pontos de início e fim das varizes, assim como de veias perfurantes (veias que conectam o sistema venoso profundo ao superficial). É um exame sem contato físico, indolor e que pode ser feito em gestante quantas vezes forem necessárias, pois não há emissão de nenhum tipo de radiação.
Terapia nutricional injetável, também chamada de terapia ortomolecular ou mesmo terapia integrativa: é o tratamento onde se visa restabelecer o equilíbrio bioquímico do organismo. Quase todas as doenças do corpo humano se iniciam com a mesma base, uma inflamação e, a partir daí, depois da parte bioquímica alterada, se acarreta a alteração celular e, por fim, a doença instalada.
A terapia nutricional injetável pode ser tanto endovenosa quanto intramuscular e seus benefícios já são sentidos quase imediatamente, pois os nutrientes são absorvidos em 100%, caindo diretamente na corrente sanguínea, não dependendo do sistema digestivo para a absorção que, na maioria das vezes, encontra-se em desequilíbrio.
O cirurgião Edmar Olympio lembra que esse processo é fruto das escolhas feitas durante a vida. “Sedentarismo, má alimentação, preferência por alimentos embutidos, enlatados e empacotados em detrimento de uma alimentação rica em frutas, verduras e gorduras boas”, ressalta.
VOLTAR