Rinoplastia
A rinoplastia é a cirurgia plástica indicada para a correção estética do nariz, existem inúmeras possibilidades: aumentar ou diminuir o nariz, dar projeção à ponta, afinar as asas nasais e até diminuir a giba óssea, que é como os médicos chamam o “osso” ou “calo” do nariz.
Listada entre os 5 procedimentos mais populares no mundo, é mais procurada por mulheres na faixa de idade de 19 a 34 anos, a rinoplastia e dividida em três grupos: funcional, reparadora e estética.
Irei explanar sobre cada uma delas para que se tenha uma visão correta sobre esses procedimentos tão importantes que impacta diretamente a saúde e autoestima das pessoas.
- Funcional: tem como objetivo melhorar a qualidade de vida dos pacientes, esta intervenção visa corrigir o desvio de septo nasal (problema que causa dificuldade em dormir, perda de olfato e paladar, nariz constantemente entupido entre outros) e patologias dos seios da face.
- Reparadora: indicada para pessoas que por motivo de força maior tiveram alguma deformidade em decorrência de um acidente, doença ou má formação por exemplo. O grau de complexidade nessa situação é muito alto, uma vez que tal intercorrência se faz por motivos alheios à pessoa, e por parte do cirurgião a experiência em restabelecer o máximo possível o bem-estar do (a) paciente (a).
- Estética: procurando melhorar o visual, uma vez que está insatisfeito (a) com a harmonização total ou em parte, a pessoa opta em fazer a rinoplastia estética, que possibilita alterar o ângulo, projeção, tamanho e formato do nariz.
Uma curiosidade a respeito desta constante e crescente procura aos cirurgiões plásticos é a internet, mais precisamente as mídias sociais com muitos vídeos e selfs, as pessoas acabam “vendo” mais imperfeições e recorrem a procedimentos estéticos a fim de corrigi-los.