TRATAMENTO PARA DOR NOS JOELHOS
A infiltração melhorando a vida dos pacientes
A artrose do joelho é uma doença articular, onde há degeneração ou desgaste de cartilagem. É muito frequente e costuma apresentar piora dos sintomas (dor), nos pacientes acima de 40 (quarenta) anos e, pode tornar-se incapacitante nos pacientes acima de 60 (sessenta) anos.
Outra causa de dor no joelho é a Condromalácia Patelar (lesão comum em pacientes mais jovens e ativos) "amolecimento da cartilagem". Ela ocorre por um excesso de pressão na articulação do joelho. Essa patologia normalmente provoca dor na parte da frente do joelho e estalidos, principalmente quando a pessoa se agacha, corre ou sobe e desce escadas.
A viscossuplementação visa repor o fluído das articulações com desgaste (artrose, condromalacia, artrite), para que diminua o impacto, o desgaste e por consequência a dor, quando não houve melhora com terapias conservadoras nãomedicamentosas (fisioterapia, perda de peso) ou analgésicos simples. Podemos dizer que seria como colocar um "lubrificante" entre as estruturas ósseas e cartilaginosas das articulações.
Pacientes para os quais a cirurgia não é uma opção, jovens que praticam alguma atividade esportiva com frequencia ou para aqueles que gostariam de adiar a cirurgia também são beneficiados com a viscossuplementação, ajundando assim, na prevenção de futuros traumas nas articulações dos pacientes.
A infiltração do joelho para vis-cossuplementação é um procedimento rápido e simples, praticamente indolor, que pode ser feito no consultório médico, com anestesia local. Depois da aplicação o paciente pode andar normalmente.
A maioria dos pacientes relatam sentir um alívio importante da dor, melhor mobilidade, diminuição da crepitação, melhora da qualidade de vida e diminuição da ingestão de medicamentos analgésicos depois das aplicações.
‘’É muito importante salientar que o tratamento será feito com base no quadro clinico de cada paciente e o procedimento só será realizado após os exames e análises realizados’’.