CATARATA
A catarata é uma doença ocular que deixa a lente (cristalino) do olho esbranquiçada e impede que a luz chegue na retina, prejudicando a visão do animal. Pode acontecer de forma uni ou bilateral.
Mesmo sendo mais comum em cães idosos, a catarata também pode ter origem genética e se manifestar no animal ainda jovem. Além da idade e genética, ela também pode estar associada à outros fatores. Deficiências nutricionais, traumas na região ocular e diabetes são alguns exemplos.
As primeiras manifestações da doença são preferência por lugares mais escuros, o pet passa a esbarrar nos móveis da casa. Além disso, pode ter dificuldade em localizar os brinquedos lançados para ele.
Vale ressaltar que a catarata tem cura. Uma vez identificada a doença, o tratamento é sempre cirúrgico, com retorno da visão em até 80% dos casos.
Atenção! Existe uma alteração da lente chamada esclerose lenticular que eÌ muito confundida com catarata pela maioria dos tutores.
Todos os animais quando envelhecem, em meÌdia a partir dos 7 anos de idade, perdem a flexibilidade do cristalino o que leva a lente a ter uma apareÌ‚ncia azulada/acinzentada. Normalmente o uÌnico sinal cliÌnico que o tutor vai observar são os olhos do pet com uma tonalidade acinzentada, o que faz com que ele aparenta estar nublado. Essa condição não causa qualquer dor ou desconforto para o cão e em estaÌgios iniciais não interfere na acuidade visual deles.
Por isso eÌ importante levar o seu pet para fazer uma avaliação oftalmoloÌgica de rotina a partir dos 7 anos de idade. Com equipamentos apropriados, o oftalmologista faraÌ uma avaliação no fundo do olho e iraÌ distinguir entre esclerose, catarata e outras alterações da idade avançada.