O QUE É SONO FRAGMENTADO?
A fragmentação é quando se acorda várias vezes à noite sem se lembrar.
O indivíduo pode ter algumas doenças do sono como apneia do sono, bruxismo, síndrome de pernas inquietas que promovem estes micro despertares, que as pessoas não lembram.
Além disso, ele pode estar sonhando ou fazendo algum movimento em que ele acorda, mas volta a dormir, isto é a fragmentação do sono, quando se acorda por menos de um minuto.
Dentre estes exemplos acima, vale lembrar que outros fatores podem influenciar para a fragmentação do sono, como por exemplo – idade, dores, vontade de ir ao banheiro à noite, medicamentos que possam alterar ou interferir no sono, ansiedade, estilo de vida, consumo excessivo de álcool, cafeína e tela antes de dormir entre outros.
Agora o mais grave, sabia que o sono fragmentado pode levar à morte? Isso mesmo! Estudo divulgado por pesquisadores da Universidade de Stanford (EUA) e do Centro Dinamarquês de Medicina do Sono mostra que as interrupções noturnas durante o sono podem elevar o risco de morte em 29% e reduzir a expectativa de vida em quase nove anos.
Posso melhorar essa situação? Claro que sim!
Seguindo algumas premissas, pode-se reverter esse quadro. Segundo especialistas da Universidade de Medicina de Harvard, precisamos praticar a higiene do sono, e para isso, há de se fazer mudanças nos hábitos no que diz respeito ao descanso. Aqui vão 5 dicas pra que se possa melhorar de forma substancial a qualidade de suas noites e evitar problemas futuros.
- Rotina do sono: Crie o hábito de estipular a hora de acordar e de dormir. Sua mente descansa no período certo, pois a rotina regula estes despertares como se estivesse perdendo a hora do compromisso. Evitar sonecas durante o dia também ajuda.
- Ambiente propício para o sono: Se tem sensibilidade para claridade e barulho, opte por uma cortina blackout ou pouquíssima luz e de forma indireta, se preferir use mascaras e tente isolar o máximo para evitar ruídos externos. Um colchão e travesseiro ideal para você é imprescindível. Há sim, coloque o telefone no modo silencioso, pois a probabilidade de alguém ligar ou enviar uma mensagem é bem grande.
- Alimentação: As coisas que você come e principalmente a hora, estão diretamente ligados ao seu sono. Já no período da noite, evite cafeína ou bebidas alcoólicas, comidas pesadas como um bom e velho “podrão” ou uma pizza, esquece! Opte por alimentos leves e mesmo assim, bem antes de ir para a cama.
- Relaxe: Um banho quente, um período de paz (sem eletrônicos principalmente), leia um livro, tente desligar a mente dos problemas do dia a dia, sabemos que é difícil, mas deitado na cama você não vai resolver nada, só vai piorar, pois de dia, vai precisar que sua cabeça esteja bem para as decisões de seu trabalho por exemplo.
- Mudanças de hábitos: Inclua em sua rotina um exercício, uma caminhada ou pedalada. Pegue um pouco de sol, beba bastante água. Evite ficar doente para depois fazer as mudanças necessárias, transforme sua vida sem sustos. Não arrume desculpas e mude sua rotina “pra ontem”.
VOLTAR