GUIA GRANDE VITORIA ED 05 2022

.

. . . . . .

PESQUISAS APONTAM QUE MERCADO IMOBILIÁRIO CAPIXABA SEGUE EM CRESCIMENTO

 

Importante gerador de empregos e receita, o mercado imobiliário desponta como um dos segmentos produtivos mais promissores dos últimos anos, no Brasil e principalmente no Espírito Santo

 

Aqui, no Estado, vários estudos e pesquisas confirmam o bom desempenho e reforçam as vantagens e a rentabilidade de se investir em imóveis, um tipo de aplicação segura, rentável e que oferece menor oscilação em relação a outros investimentos.

Detemos hoje, no Espírito Santo, um dos metros quadrados mais valorizados do país. Há dois meses, a alta foi de quase 27%, segundo relatório da Sênior Sistemas, que acompanha os indicadores de todo o Brasil.

Além disso, de acordo com o consultor imobiliário, Gilberto Fonseca, houve um aumento de 25% no número de lançamentos (mesmo percentual verificado em nível nacional) e que totalizou 265.678 unidades lançadas em 2021, ante 211.062 no ano anterior.

“O Espírito Santo se destaca com Vitória, que se configura como a segunda capital com a maior valorização nos últimos 12 meses: atingiu o índice de 19,13%. Já a vizinha, Vila Velha, é a cidade com maior valorização do país: acumulou 25,73% na variação anual”, pontuou.

Neste mês de novembro, a Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Espírito Santo (Ademi-ES) divulgou novo estudo, que também comprova o bom momento capixaba e registra evolução dos preços dos imóveis de Vitória e Vila Velha, nos últimos dez anos.

A pesquisa analisou imóveis residenciais nos principais bairros das duas maiores cidades capixabas. Mostrou, novamente, uma valorização consistente e superior a algumas aplicações financeiras.

Os bairros pesquisados em Vitória foram Praia do Canto, que registrou a maior valorização Imobiliária (VI) entre os locais avaliados na cidade, anotando 128,01%, seguido de Barro Vermelho (123,90%), Jardim Camburi (95,36%) e Bento Ferreira (79,44%). Já em Vila Velha, a sondagem aponta uma VI de 144,60% para unidades localizadas em Itapoã e 134,53% na Praia da Costa, além de 117,55% em Itaparica.

Na avaliação do presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário do Espírito Santo (Ademi-ES), Eduardo Fontes, o bom desempenho do setor deve-se a inúmeros fatores, sendo o mais relevante a relação risco-retorno. “O imóvel é um dos ativos mais seguros para se investir no mundo, com retornos elevados e risco baixo. Em cenários de estabilidade econômica, o investimento em imóveis preserva e aumenta o patrimônio, enquanto outros ativos financeiros oscilam com retração ou perda real de dinheiro. Aliás, os imóveis constituem a maior classe de ativo do mundo. São mais de 330 trilhões de dólares, entre imóveis residenciais, agrícolas (fazendas e sítios) e comerciais (salas, lojas, galpões, shopping, hotéis)”, explicou.

Em Vitória, Jardim Camburi também se destaca pela alta valorização. Na análise de Gilberto Fonseca, isso se justifica pelo fato de o bairro concentrar o maior número de lançamentos imobiliários previstos para os próximos meses,

na capital. “O motivo é simples: todos os facilities desejados por quem procura comodidade e qualidade de vida estão presentes em Jardim Camburi: shopping, cinema, faculdades e escolas, ampla oferta gastronômica, proximidade com o mar e mobilidade urbana. E há perspectivas de mais crescimento, já que ainda tem excelentes terrenos disponíveis”, afirmou.

Para a diretora da incorporadora MZI, Rachel Menezes Gava, o bom desempenho pode ser confirmado, também, no aumento da demanda por moradias em bairros considerados “objetos de desejo” dos capixabas. São regiões nobres e onde não há mais muitos espaços urbanos disponíveis para novos projetos, valorizando os imóveis já existentes e elevando o padrão construtivo dos futuros empreendimentos.

“E o mercado consumidor atual está plenamente interessado nesses novos projetos. São públicos que buscam ideias diferenciadas e pautadas na qualidade e na modernidade”, acrescenta a diretora da MZI. Dos seus vários empreendimentos, a incorporadora tem dois localizados especialmente em regiões cobiçadas da capital.

O Uniplace, em Jardim Camburi, fica numa rua sem trânsito, mas, ao mesmo tempo, cercada dos melhores serviços da região. Projetado com foco na funcionalidade e na comodidade, apresenta arquitetura moderna, soluções técnicas inovadoras e planta com o melhor aproveitamento de espaço. Oferece, ainda, uma vista privilegiada em sua cobertura.

Em outra região nobre, a Enseada do Suá, a MZI tem o Landscape Green Living. Seu projeto é de alto padrão, com soluções sustentáveis, design biofílico e muita área verde. Complementam a modernidade do empreendimento sua arquitetura contemporânea, que vai da fachada aos espaços de lazer. O paisagismo é outro charme desse projeto único que representa o requinte, além de conciliar conveniências, tecnologia e sustentabilidade.

Para a diretora da Kemp Engenharia, Rubia Zanelato, entre as características que fazem com que Vila Velha esteja entre as cidades mais valorizadas do país estão o fato de possuir espaços para crescimento de forma ordenada, com terrenos próximos ao mar, ótimas áreas para grandes lançamentos e alto potencial para maior valorização. Apresenta, ainda, a possibilidade de criar até bairros planejados. “Justamente por isso, a Kemp está há 25 anos empreendendo e investindo no município”, confirmou.

“Para 2023 estamos nos preparando para lançar mais um empreendimento na Praia de Itaparica. Será um residencial para quem deseja conforto, morar em um local privilegiado, com opções de comércio e serviço próximo, perto da praia, com segurança e todos os atributos de um imóvel de padrão diferenciado, como os da Kemp”, revelou Rubia.

A empresa conta com diversos imóveis no bairro. Um deles é o Ilha de Mikonos, que possui unidades de 1 e 3 quartos com suítes canadenses apartamentos garden com piscina privativa, terraço, churrasqueira e as coberturas duplex com três suítes, duplex, mezanino, terraço, churrasqueira, spa e vista eterna para o mar. Para o lazer, o condomínio conta com espaço funcional, playkids, fitness, salão de festas, miniquadra, piscina, churrasqueira e espaço gourmet. Entre os diferenciais possui guarda entregas, beach point, self store, bike sharing, vaga destinada para recarga de veículos elétricos.

O Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário é outra empresa que aposta no mercado de imóveis de alto padrão de Vila Velha. Na cidade, ela possui o empreendimento Costa Nova, que ocupa uma área total de 615.500,00 m², com acesso direto pela Rodovia do Sol. Trata-se de um bairro planejado, a ser construído em fases, sendo que a primeira foi finalizada com a entrega do condomínio Costa Mare, composto por duas torres residenciais. São 120 apartamentos de quatro suítes, com até 188 m², todas com vista oceânica, e três vagas de garagem, além das coberturas com metragens de até 342 m², com seis ou sete vagas para veículos.

E o bom desempenho do mercado tem beneficiado também o setor de loteamentos. Com 14 anos de mercado e presente em 11 municípios capixabas (Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Fundão, Ibiraçu, Fundão,Linhares, Nova Venécia, Serra, Viana e Vila Velha), a CBL está confiante no crescimento do setor.

“Em todas essas cidades registramos significativa valorização dos nossos terrenos. Isso mostra que a CBL tem contribuído, verdadeiramente, para o desenvolvimento desses municípios por meio dos seus empreendimentos.

Acreditamos que o mercado imobiliário no Espírito Santo está no caminho certo, evoluindo a cada ano e com alto índice de valorização. Possui cidades muito atrativas para investimento no setor da construção civil, com excelentes áreas e boa infraestrutura para que incorporadoras, construtoras e loteadoras possam ter qualidade na construção dos empreendimentos”, reforçou.

E não é somente a Grande Vitória que se destaca no segmento imobiliário capixaba. As paisagens encantadoras, o clima agradável e a busca por melhor qualidade de vida têm levado os capixabas a procurar a região serrana do Estado para fixar residência, já que a distância é curta até a Grande Vitória ou simplesmente em busca de um refúgio nas montanhas.

De acordo com o CEO da Vaz Desenvolvimento Imobiliário, Douglas Vaz, o Espírito Santo tem um cenário diferenciado, com toda a agitação da Grande Vitória e muito próximo à tranquilidade da região serrana. Por isso, os capixabas que desejam mais qualidade de vida, sossego e segurança estão buscando uma segunda opção de casa em cidades como Santa Leopoldina, Domingos Martins, Santa Teresa e Marechal Floriano.

“Essa diversificação de cenários, com ótimos locais para investir, faz do mercado local um ambiente interessante para o desenvolvimento de novos negócios, atraindo inclusive investidores”, avaliou Vaz.

Em Santa Leopoldina, a loteadora está construindo um condomínio de chácaras, a Fazenda Barão do Império, formada por 428 terrenos (distribuídos em três fases), com áreas privativas de 1.000m² a 3.000m². Será o primeiro empreendimento produtivo do Brasil. Contará com apiário, vacas leiteiras, galinhas poedeiras, queijaria, cervejaria, piscicultura para consumo do condomínio. Destaque para a área de preservação de mata nativa de cerca de 600 mil m², sendo 140 mil m² de reflorestamento.

Terá um clube com piscinas, bar, restaurante, spa, academia playground, quadras de tênis, áreas de vivência e descanso. Além de espaço para pets, matas nativas, circuitos, para passeios ecológicos em torno dos 5 lagos. Em relação à segurança, o condomínio terá portaria 24h com controle de entrada e saída, videomonitoramento e segurança motorizada.

VOLTAR

QUER PARTICIPAR DE NOSSAS PUBLICAÇÕES?

CLIQUE AQUI!

27999818412

ENTRAREMOS EM CONTATO E ENVIAREMOS UMA PROPOSTA

insta
face
icon
Copyright © 2021 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A GUIA GRANDE VITÓRIA