BRINCAR COM OS FILHOS PROMOVE O DESENVOLVIMENTO DE VÍNCULOS E HABILIDADES
Brincadeiras entre pais e filhos oportunizam a aproximação da família e o desenvolvimento cognitivo, social e psicomotor das crianças, dentro e fora de casa
A infância é uma das etapas de crescimento mais importantes da vida, por ser a fase em que a criança está em constante processo de conhecimento sobre tudo o que há no mundo. Ao longo dos anos, o apoio e a influência dos pais são fundamentais para criar uma base forte, que garante às crianças proteção e estímulo a se aventurarem nos processos de descoberta sobre si e sobre o mundo. E as brincadeiras são essenciais para fortalecer vínculos familiares e podem, ainda, proporcionar momentos de conhecimentos para os mais novos – dentro e fora de casa.
As melhorias que brincar promove no desenvolvimento das crianças são inúmeras, especialmente quando as brincadeiras são ao ar livre. Uma pesquisa encomendada pela marca OMO em 2021, realizada com 12 mil pais em dez países – entre eles, o Brasil –, afirma que cerca de 84% das crianças brasileiras brincam ao ar livre somente até duas horas por dia, tempo que pode ser suficiente para que elas possam imaginar, inventar novos mundos e exercitar todos os membros do corpo, o que se encaixa no conceito de psicomotricidade, fundamental para o desenvolvimento motor infantil. Além desta pesquisa, um estudo publicado na Revista Archives of Pediatrics and Adolescent Medicine reforça que crianças que brincam ao ar livre regularmente se comunicam de forma mais ativa, além de serem mais saudáveis e felizes devido ao contato com a natureza.
“Em casa, em momentos de lazer em família ou na escola, as atividades devem promover o contato entre as crianças e a natureza para estimular o movimento corporal. Aqui, na Upuerê, temos uma área que incentiva o interesse, a curiosidade e o desenvolvimento das crianças por meio das experiências na natureza. Por isso, grande parte das nossas atividades são ao ar livre, em que a criança aprende com, sobre e na natureza”, explica Aparecida Epichin, diretora pedagógica da Upuerê Educação Infantil.
POR QUE BRINCAR COM OS FILHOS É IMPORTANTE?
A relação entre pais e filhos é fundamental para o futuro das crianças porque os pais são os modelos mais importantes na vida delas. Estudos indicam que a influência dos pais estimula os filhos, especialmente nos anos iniciais, a explorarem novos cenários, emoções e a se descobrirem nesse processo, sem perceber que, ao participarem ativamente do desenvolvimento infantil, firmam um pilar de acolhimento e apoio à criança enquanto a orientam a desfrutarem de novas periências dentro e fora de casa. E brincar pode ser uma maneira divertida de estar em família.
“Brincar com os filhos promove a melhora da imunidade, da memória, da capacidade física e do sono das crianças. Essas atividades também são positivas para os pais, que se tornam mais próximos dos filhos, fortalecem vínculos, descobrem mais sobre o que elas gostam e proporcionam um ambiente saudável, seguro e de acolhimento, o que é fundamental para um desenvolvimento infantil completo”, comenta Aparecida.
VOLTAR