CASTRAÇÃO DE CADELAS
Temida por muitos donos de pets, a castração de cadelas é um procedimento extremamente benéfico para os animais
Envolvido em uma série de mitos, que são, na maioria dos casos, os fatores que fazem com que os proprietários encarem a castração como algo perigoso, sendo este procedimento rápido e simples, além de trazer muitas vantagens para a saúde e o bem estar das cadelinhas.
Embora uma cirurgia seja, quase sempre um sinônimo de problemas, a operação de castração de cadelas é tranquila e raramente ocasiona complicações, livrando-as de uma série de problemas sérios e bastante comuns que podem chegara ser fatais. Consistindo na remoção de ovários e útero, a castração pode ser realizada quando a fêmea é bem nova.
Contudo, ainda há uma discussão sobre a conduta de acordo com cada profissional veterinário em relação a idade ideal para se castrar. Esta discussão fica em volta de dois períodos, sendo o primeiro castrar antes do primeiro cio, e o outro, castrar entre o primeiro e o segundo cio.
À primeira opção tem um grau de prevenção um pouco maior em relação ao câncer de mama, porém com a possibilidade de o animal apresentar incontinência urinária e infantilização das genitálias. A segunda opção, oferece uma prevenção muito boa em relação ao câncer e não corre o risco de causar incontinência.
Além da diminuição dos riscos de câncer, as fêmeas que passam por essa cirurgia tem a prevenção de doenças graves, como:
- Piometra (grave infecção do útero);
- Elimina a chance de gravidez psicológica e suas consequências;
- Evita cio e uso de anticoncepcionais;
- Evita acasalamento e crias indesejadas;
- Aumento da expectativa de vida.
Por ser uma cirurgia simples e rápida, a recuperação também é rápida, não tendo a necessidade do animal ficar internado. Com os devidos cuidados como exames laboratoriais, avaliação física e cardíaca, este procedimento é muito seguro. Consulte o veterinário de sua confiança e considere castrar a sua pet.
VOLTAR