Quando devo trocar minha prótese de silicone?
Essa é uma pergunta que toda pessoa que vai colocar próteses de silicone leva para a consulta com o seu cirurgião plástico.
Não estão erradas as pessoas que levantam esta questão, é supernatural não só este questionamento quanto outros. “Por isso, recomendo anotar todas as suas dúvidas e levar para o seu médico para que ele explique item por item, não deixando qualquer dúvida pendente sobre tal procedimento.” Explica Dr.Humberto Pinto.
Voltando ao foco principal desta matéria, o tempo exato para a troca de uma prótese de silicone vai mudar de pessoa para pessoa, o tipo de prótese, os cuidados que os pacientes terão com o tempo, intercorrência entre outros. Mas, como tudo evolui e de forma muito dinâmica, e tendo a tecnologia como aliada, estes prazos tem se estendido de forma satisfatória, gerando mais tranquilidade para as pacientes.
Do que é feita uma prótese de silicone e a sua segurança.
O interior de uma prótese e recheada com silicone extremamente coesivo, e havendo perfuração ou ruptura da camada externa (o que é muito difícil de acontecer de forma natural) ele não “vaza”, dando mais segurança aos pacientes. Já quando o assunto é segurança, ela pode esticar 4 vezes o seu tamanho sem que sofra qualquer tipo de avaria. Mas vale lembrar, que tais informações neste tópico correspondem a uma prótese em perfeito estado.
Vamos falar de prazo para que se tenham uma referência temporal dentro de uma média.
Próteses mais antigas - o prazo varia entre 10 a 15 anos em média.
Próteses mais modernas - este prazo prolongou-se entre 15 a 25 anos em média.
Contudo, há de se relevar a necessidade de revisão com 10 anos (para qualquer prótese, antigas ou mais modernas), com exceção claro, para pacientes que já tiveram algum tipo de alterações como dores ou caroços. E é muito bom frisar que é uma junção de fatores que vai ditar o tempo exato para a troca, não sendo uma ciência exata ou com “data determinada”.
Após 10 anos, pacientes devem realizar ressonâncias magnéticas anuais. Com estes exames o médico dirá com mais propriedade e exatidão a necessidade de troca ou não da prótese.
Com a observância anual, reduz consideravelmente o agravamento de alguma intercorrência que possa acometer alguma pessoa, e o preventivo é primordial para que se tenha mais segurança durante todo o tempo!
VOLTAR