GUIA GRANDE VITORIA ED 07 MARÇO 2023


ORTOPEDISTA PARA ANIMAIS?

Você sabia que na medicina veterinária existe uma especialidade exclusiva para o tratamento das doenças osteoarticulares e espinhais?

Sim. O médico-veterinário ortopedista. Consultamos o Dr Diogo Garnica, médico veterinário cirurgião ortopedista de São Paulo que atende semanalmente na Grande Vitória. Ele explicou sobre as diversas doenças que podem acometer seu pet. Independentemente da idade, tamanho, raça ou ambiente em que vive, eles estão fadados a terem doenças ortopédicas das mais variadas. Desde fraturas, ocasionadas por traumas (acidentes domésticos, automobilísticos, brigas entre animais, etc.) as doenças degenerativas e progressivas que podem acarretar em dor, sofrimento e até mesmo paralisia. 
As afecções ortopédicas podem ter origens congênitas ou adquiridas. Acometer articulações, ossos, músculos e também a coluna espinhal. 
Dentre as doenças mais frequentes articulares, temos as:

 - Displasia coxofemoral (uma falta de encaixe da articulação do quadril);

 - Insuficiência do ligamento cruzado cranial (que acomete o joelho);

 - Luxação patelar que também acomete o joelho e muito frequente em raças de cães toys (os pequeninos); 

 - Displasia dos cotovelos (falta de encaixe na articulação do cotovelo) que acomete geralmente raças de cães grandes e se inicia logo na tenra idade (6-7meses de vida). 

Todas essas doenças articulares, culminam em uma doença secundaria chamada de artrose (degeneração da articulação), que leva o animalzinho a muita dor, sofrimento e muitas vezes para de se locomover. Temos também as afecções de coluna, sendo a principal e mais comum a hérnia de disco. Essa pode ter vários níveis de apresentação e complexidade, desde dor intensa a paralisia súbita e requer tratamento cirúrgico emergencial.
Vale ressaltar, a importância na busca por um especialista em ortopedia veterinária sempre que seu pet apresentar qualquer sintoma que leve a entender que seja de caráter ortopédico. Os sinais clínicos mais evidentes são: dor ao caminhar, relutância a exercícios, claudicação (manqueira), rebolar ao caminhar e paralisia de um ou mais membros. Fique sempre atento a esses sinais e mudanças de comportamento. O segredo do sucesso de todo tratamento é a precocidade do diagnóstico e da intervenção, seja ela medicamentosa ou cirúrgica.
O Dr Diogo lembra também que hoje em dia, temos evidencias cientificas que a maioria das patologias podem ser evitadas ou amenizadas com a modalidade de medicina veterinária preventiva. Caso seu pet se enquadre em uma raça predispostas a uma ou mais afecções ortopédicas, vale a pena consultar o especialista para ver a possibilidade de prevenção dessas doenças. 
‘‘Saúde animal é algo mito importante e devemos trata-la com o máximo de seriedade para que seu melhor amigo tenha uma vida plena e saudável, trazendo alegria a toda família e evitando o sofrimento, não só dele, mas como de todos da família.’’ 

VOLTAR

QUER PARTICIPAR DE NOSSAS PUBLICAÇÕES?

CLIQUE AQUI!

27999818412

ENTRAREMOS EM CONTATO E ENVIAREMOS UMA PROPOSTA

insta
face
icon
Copyright © 2021 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A GUIA GRANDE VITÓRIA