Cuidado com receitas milagrosas que aparecem na internet
A internet é um terreno fértil para ideias perigosas e sem comprovação para tratamentos alternativos, e na odontologia não é diferente.
Todos os dias somos bombardeados com inúmeras notícias relevantes em nossa “time-line” e que muito nos ajuda, mas junto a isso, uma enormidade de informações ou “dicas de saúde”, que na verdade além de não colaborar, podem fazer um efeito contrário, acarretando sérios problemas para o indivíduo. “Infelizmente as pessoas também vão de encontro a estas soluções duvidosas e acabam pagando um preço muito alto por isso”, relata Dra Ana Paula Velloso, “e os problemas são os mais variados possíveis”, complementa.
Muito tem se falado nos métodos de passar bicarbonato de sódio e carvão ativado nos dentes para clareá-los, mas o remédio para transformar-se em veneno basta aumentar a sua dose, e é exatamente isso que vem acontecendo com muita gente que se automedica com estas receitas para tornar seus dentes mais brancos. O que muita gente não sabe é que para cada individuo há um tipo de tratamento, e que por vezes estes mesmos produtos podem ser completamente desaconselhados.
Pegando os exemplos do bicarbonato de sódio e o carvão ativado. A usa-los de maneira indiscriminada pode fazer com que o esmalte que protege os dentes de agentes externos fique enfraquecido acarretando sérios problemas para a dentição.
Os principais sintomas quando o esmalte fica enfraquecido é: dor ao beber algo gelado ou quente, manchas, rachaduras e nos casos mais graves eles tendem a ficar porosos e transparentes, o que na verdade é a prova mais contundente de sua fragilidade.
O correto nestes casos é procurar o (a) seu (a) dentista para que possa fazer o estudo correto para sua necessidade.
As duas fotos são da mesma paciente, após fazer o uso por muito tempo de bicarbonato de sódio para clarear os dentes, os mesmos ficaram com várias manchas brancas e porosos.
Ao colocar as facetas em resina, corrigiu-se de forma harmoniosa a parte estética, inclusive com pequeno alongamento dos dentes, bem como a proteção de agentes corrosivos do dia a dia.