Mês do Meio Ambiente: preservação e cuidados devem começar na primeira infância
A criação de hábitos para cuidar do meio ambiente se mostra essencial para a construção de uma sociedade melhor para todos e, quanto mais cedo tais hábitos forem criados, melhor para o planeta, para a sociedade e para as próprias crianças
Contribuir para a preservação do meio ambiente, da biodiversidade, de tudo o que há na natureza para manter o planeta sustentável, pode ser realizado por meio de grandes e, especialmente, de pequenas ações. Entre elas, está a reciclagem de resíduos como o plástico – matéria-prima tão presente na rotina da sociedade. No Brasil, essa prática tem crescido, como mostra uma pesquisa realizada pelo Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico (PICPlast), parceria entre a Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast) e a Braskem. Em 2021, mais de um milhão de toneladas de plástico foram recicladas após o consumo em residências e empresas. Os dados da pesquisa nacional reforçam a importância da reciclagem, entre outras ações, para preservar o planeta e evitar que tais resíduos sejam descartados em locais inadequados.
Diante desse cenário, os hábitos ambientais, que vão contribuir com a sustentabilidade do planeta, se mostram ainda mais fundamentais e quanto mais cedo forem inseridos na rotina da sociedade, melhor para auxiliar na construção de um mundo mais verde, preservado e vivo para toda a sociedade.
“É na primeira infância que as crianças compreendem melhor a importância de hábitos saudáveis que vão construir um futuro benéfico para todos. É assim com as ações que vão beneficiar o meio ambiente, por exemplo. Quanto mais elas estiverem inseridas na natureza, mais as crianças vão compreender melhor a importância da conservação e da preservação do meio ambiente, da biodiversidade, da água, e de tantos itens naturais. Nossas crianças podem ser essenciais para que, juntos, possamos realizar pequenas ações que vão cuidar do meio ambiente, vão trazer benefícios para os meninos e as meninas, além de melhorar o nosso planeta”, comenta Aparecida Epichin, diretora pedagógica da Upuerê Educação Infantil.
Como a educação ambiental pode se fazer presente no cotidiano infantil?
A educação ambiental é o entendimento sobre a relação do indivíduo com a natureza e, a partir dessa compreensão, é possível formar pessoas que vão criar e entender responsabilidades, a importância dos hábitos e de ações benéficas para o ambiente, além de formar indivíduos conscientes, capazes de criar, pensar e cuidar da natureza.
“É fundamental que as crianças vejam em nosso cotidiano que existem diversas maneiras de cuidar da natureza, como ver os pais separando o lixo reciclável em casa para que, na escola, elas possam fazer a mesma ação. Elas também compreendem a importância da educação ambiental por meio de brincadeiras e jogos, que estimulam a imaginação, a criatividade, a construção cognitiva e as habilidades sociais infantis”, afirma a diretora pedagógica.